Topo

Senado aprova cético das "mudanças climáticas" para dirigir a Nasa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Em Washington

19/04/2018 18h55

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, por apenas um voto de diferença, o indicado do presidente Donald Trump para dirigir a Nasa, Jim Bridenstine, um cético em relação à mudança climática.

Com um placar de 50 a 49 votos, o Senado respaldou a nomeação daquele que será o novo diretor da agência espacial americana, apesar das críticas geradas na bancada da oposição democrata, segundo informou a própria Nasa em comunicado.

Os progressistas consideram que Bridenstine tem pouca experiência em assuntos científicos para se tornar o 13º diretor da agência, na primeira vez em que um político é eleito para esse cargo - outro aspecto destacado por seus rivais.

A confirmação aconteceu depois que, em novembro do ano passado, o Comitê de Comércio do Senado aceitou sua indicação, também por uma estreita margem de um só voto.

A votação do Senado foi atrasada até o dia de hoje devido à leve maioria conservadora na Casa (51 a 49) - agravada com a ausência de John McCain por doença -, razão pela qual o ceticismo de alguns republicanos teria atrasado sua aprovação.

De fato, nos instantes prévios à votação, o senador republicano Marco Rubio disse que não estava "entusiasmado" com o perfil de Bridenstine.

"A Nasa é uma organização que precisa ser dirigida por um profissional do espaço", declarou o legislador pouco antes de votar a seu favor.

"Eu diria que o clima está mudando. Sempre mudou. Houve períodos de tempo, muito antes do motor de combustão interna, nos quais a Terra era muito mais quente que hoje", afirmou em uma entrevista em 2016 Bridenstine, que chegou a negar que a intervenção humana seja responsável pelo aquecimento global.

Ex-piloto de combate da Marinha que participou nas guerras do Iraque e do Afeganistão, Bridenstine conseguiu sua cadeira na Câmara dos Representantes em 2012, depois de trabalhar como diretor executivo do Museu do Espaço e do Ar de Tulsa (Oklahoma).

Como membro do Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara, o candidato proposto por Trump chegou a apresentar um projeto legislativo sob o título "Lei do Renascimento Espacial Americano".

A chegada de Bridenstine acontecerá em um contexto no qual a Nasa procura voltar à Lua e lançar naves tripuladas ao espaço a partir do solo americano novamente.