Apple cancela construção de novo centro de dados na Irlanda

Dublin, 10 mai (EFE).- O gigante do setor de tecnologia Apple anunciou nesta quinta-feira que abandonou seus planos para construir na República da Irlanda um novo centro de dados, um projeto avaliado em mais de 850 milhões de euros.

A empresa americana explicou em comunicado que os "atrasos no processo de concessão de permissões a obrigaram a buscar outros destinos" e, em consequência, concluiu: "Não poderemos continuar em frente com o centro de dados".

A Apple previa construir uma instalação de cerca de 166 mil metros quadrados na cidade de Athenry, no condado de Galway (oeste da Irlanda), onde ia recuperar um terreno que era utilizado para cultivar árvores não autóctones e reflorestar, além disso, uma área próxima.

O novo centro de dados também seria alimentado exclusivamente com energias renováveis, mas as objeções ambientais colocadas por grupos locais nos tribunais precipitaram o cancelamento do projeto.

Embora o Tribunal Superior de Dublin tenha decidido a favor da Apple em novembro do ano passado, os ativistas recorreram daquela decisão, que estava agora nas mãos do Tribunal Supremo irlandês.

"É decepcionante, mas este revés não vai diminuir o nosso entusiasmo de desenvolver futuros projetos na Irlanda, já que nosso negócio continua crescendo", afirmou na nota a multinacional, que opera no país desde 1980.

A Apple lembrou que nos últimos dois anos "investiu mais de 550 milhões de euros em companhias locais", enquanto seu investimento e apoio à inovação "contribui para a manutenção de mais 25 mil postos de trabalho no país.

A ministra de Empresas, Negócios e Inovação irlandesa, Heather Humphreys, afirmou que "lamenta muito" esta decisão, sobretudo porque o projeto "representaria uma importante fonte de investimento e de criação de empregos no oeste do país".

Apesar das más notícias, Humphreys comemorou o fato de a Apple ter reafirmado "seu compromisso com suas operações em andamento". EFE

ja/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos