Erupção de vulcão deixa pelo menos 6 mortos na Guatemala

Cidade da Guatemala, 3 jun (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram em consequência da violenta erupção do vulcão de Fogo, na Guatemala, neste domingo, informou uma fonte oficial.

O porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, afirmou que os mortos são da comunidade de El Rodeo, no departamento de Escuintla.

Alguns veículos de imprensa informaram que as vítimas foram surpreendidas por uma avalanche de lava que desceu do vulcão, de 3.763 metros de altura.

Além disso, De León disse que outras 20 pessoas ficaram feridas devido à atividade vulcânica, e mais de 2.000 foram evacuadas para abrigos temporários.

O vulcão de Fogo fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, 50 quilômetros ao oeste da capital.

De acordo com o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumen), a atividade deste domingo foi a erupção mais forte dos últimos anos do vulcão, o mais ativo dos 32 que existem na Guatemala.

As cinzas lançadas na erupção alcançaram os 10 mil metros de altitude e chegaram até o departamento de Baja Verapaz, no norte do país, e ao de El Progreso, no leste.

Na Cidade da Guatemala os voos no aeroporto internacional La Aurora foram cancelados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos