Nave Soyuz volta à Terra com bola que pode ser usada na abertura da Copa

Moscou, 3 jun (EFE).- A nave russa Soyuz MS-07 voltou neste domingo à Terra com três cosmonautas a bordo e com a bola que será utilizada na abertura da Copa do Mundo de 2018.

O Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE) informou que o russo Anton Shkaplerov, o americano Scott Tingle e o japonês Niroshige Kanai estão em perfeito estado de saúde após a viagem.

Os três estavam desde dezembro na Estação Espacial Internacional.

Em princípio, a Telstar 18, bola levada pelos cosmonautas até a Estação Espacial, será utilizada na abertura da Copa do Mundo no próximo dia 14, quando a Rússia enfrenta a Arábia Saudita.

A Fifa, no entanto, ainda não confirmou a utilização.

Não é a primeira vez que a Rússia usa seu programa espacial para promover o Mundial. Em março, o cosmonauta russo Oleg Artemiev disse, acompanhado do lobo Zabivaka, o mascote da Copa, que a Telstar 18 levada para fora da Terra seria usada na abertura.

O logotipo do Mundial também foi apresentado pelo país na estação espacial em outubro de 2014. Na ocasião, o evento foi transmitido por emissoras de todo mundo e acompanhado pelo então presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos