Topo

Vulcão em Galápagos entra em erupção e emite lava que chega ao mar

16/06/2018 21h29

Quito, 16 jun (EFE).- O vulcão La Cumbre, na ilha Fernandina do arquipélago de Galápagos, no Equador, entrou neste sábado em erupção, emitindo lava que chegou até o mar e nuvens de gás que criaram uma coluna, informou o Instituto Geofísico do país.

De acordo com o órgão, a atividade eruptiva começou entre as 11h e 11h15 (horário local, 14h e 14h15 em Brasília), e foi precedida por vários tremores de baixa intensidade entre 2,5 e 4,1 na escala aberta de Richter.

A atividade vulcânica se caracterizou pela emissão de fluxos de lava que chegaram ao mar e uma coluna de 2 a 3 quilômetros de altura, visível de vários pontos, segundo o último boletim oficial.

O Instituto Geofísico recomendou à população da ilha permanecer afastada da região em erupção, especialmente aquela atravessada pelas línguas de lava, porque podem provocar incêndios e em contato com a água gerar explosões e emitir gases tóxicos.

Fernandina, a ilha mais jovem do arquipélago, abriga uma fauna autóctone composta por iguanas terrestres e marinhas, roedores endêmicos, cobras, pinguins e tentilhões.