Topo

Terremoto de 6,1 graus deixa vários mortos e 10 feridos no Japão

17/06/2018 23h38

Um terremoto de 6,1 graus de magnitude sacudiu nesta segunda-feira o oeste de Japão e causou a morte de "várias pessoas", incluindo de uma menina de nove anos, e pelo menos uma dezena de feridos, segundo informou o Governo local.

O terremoto aconteceu às 7h58 (horário local, 19h58 de domingo em Brasília) e teve seu hipocentro a 13 quilômetros de profundidade na cdidade de Osaka, na ilha de Honshu - a maior do arquipélago japonês - e a cerca de 500 quilômetros a oeste de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do país (JMA, na sigla em inglês).

O tremor, pelo qual não foi emitido alerta de tsunami, atingiu o nível 6 na escala japonesa fechada de 7 graus (centrada no grau de agitação na superfície) em Osaka e de 5 em Kioto.

A JMA avaliou em um primeiro momento a intensidade do terremoto em 5,9 graus e o seu hipocentro em dez quilômetros, mas atualizou os dados horas depois.

O Governo informou que "várias pessoas" morreram em consequência do terremoto, mas não especifico o número, enquanto as autoridades locais falam em dez feridos na cidade de Osaka.

A emissora pública "NHK" informou que uma menina de nove anos morreu em Osaka em consequência do forte tremor.

Além disso, vários prédios nas cidades de Osaka e Takatsuki desmoronaram e pegaram fogo, segundo as imagens da "NHK", que informou que poderia haver pessoas presas nos escombros.

O terremoto causou a suspensão do serviço de trem bala na região, o mesmo acontecendo com os serviços ferroviários locais nas cidades de Osaka, Shiga, Kioto e Nara.

O aeroporto de Kansai (Osaka), o mais importante do oeste do Japão, foi fechado enquanto se revisava o estado das suas pistas.

As autoridades informaram que nenhum dos 15 reatores nucleares desta região foram afetados pelo tremor.

O Governo de Japão iniciou uma operação especial para recolher informação relacionada ao forte terremoto e o porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, pediu aos cidadãos que se mantivessem atentos às novidades através da imprensa.

Na cidade de Osaka, cerca de 170 mil imóveis não tinham luz após o tremor, informou a "NHK".

Segundo afirmou a JMA, é a primeira vez que Osaka registra um terremoto desta intensidade desde que em 1923 estes dados começaram a ser registrados.