Topo

Número de mortes provocadas por onda de calor no Canadá sobe para 33

3.jul.2018 - Crianças brincam com fonte de água em Montreal, no Canadá - Eva Hambach/AFP
3.jul.2018 - Crianças brincam com fonte de água em Montreal, no Canadá Imagem: Eva Hambach/AFP

05/07/2018 14h56

O número de mortos provocadas pela onda de calor e umidade que afeta a província de Québec, no Canadá, subiu nesta quinta-feira (5) para 33, informaram as autoridades do país.

O serviço de saúde de Montreal, cidade mais populosa do Québec, afirmou que 18 pessoas morreram desde a última sexta-feira (29), quando teve início a pior onda de calor na região em décadas.

As demais vítimas foram registradas nos arredores de Montreal.

A secretária de Saúde Pública do Québec, Lucie Charlebois, disse que nenhuma das mortes ocorreu em hospitais públicos. A maior parte das vítimas já tinha problemas médicos, como dificuldades respiratórias, e não possuiam ar-condicionado em suas casas.

As autoridades de Québec estão recomendando que as pessoas limitem as atividades físicas, evitem ir à rua se têm algum problema de saúde e fiquem em ambientes refrigerados.

Hoje, a emissora pública canadense CBC disse que a grande procura por aparelhos de ar e ventiladores já está provocando a falta desses produtos nas lojas de Québec. A Prefeitura de Montreal criou centros climatizados para que os moradores possam encontrar alívio às altas temperaturas da cidade.

O Serviço Meteorológico do Canadá advertiu que as temperaturas e a umidade devem continuar extremas na região de Montreal e que a concentração de ozônio também vai aumentar, o que dificulta a respiração de pessoas que sofrem de asma ou doenças coronárias.

Os termômetros chegam a registrar 35 ºC em Montreal e que o "Humidex", o índice utilizado no Canadá para descrever a sensação térmica, ficará entre 40 ºC e 45 ºC na cidade, números que são considerados perigosos.