Topo

Astrônomos chineses descobrem estrela gigante rica em lítio

06/08/2018 16h07

Londres, 6 ago (EFE).- Astrônomos chineses descobriram com a ajuda de um telescópio especial uma estrela gigante rica em lítio, um dos elementos considerados presentes no chamado "Big Bang", informou nesta segunda-feira a revista britânica "Nature Astronomy".

Astrônomos do Observatório Astronômico Nacional da China (NAOC, na sigla em inglês), o astro tem 3 mil vezes mais lítio que outros normais e está na direção de Ophiuchus, ao norte do disco galáctico (onde há mais estrelas, planetas e rochas), a 4.500 anos luz da Terra.

A descoberta foi feita com a ajuda do LAMOST, um telescópio especial refrator situado no observatório da NAOC em Xinglong, no norte da China, acrescenta a publicação.

Este telescópio pode observar cerca de 4 mil corpos celestes de uma só vez e deu uma grande contribuição ao estudo da estrutura da Galáxia, de acordo com os especialistas.

O lítio, de número atômico 3, é considerado um dos três elementos sintetizados no chamado "Big Bang", junto com o hidrogênio e o hélio, e a abundância desses elementos é considerada a prova mais consistente dessa teoria (que considera que o Universo nasceu de um único ponto que estava contido no espaço e que a partir daí se expande continuamente).

A evolução do lítio foi amplamente estudada na astrofísica moderna, embora tenham sido poucos os astros gigantes ricos neste elemento observados nas últimas três décadas, segundo os especialistas.