Topo

Berlim vê agave florescer pela 1ª vez em 180 anos durante onda de calor

09/08/2018 13h02

Berlim, 9 ago (EFE).- O jardim do palácio de Charlottenburg, em Berlim, na Alemanha, apresentará esta semana um exemplar de agave que, pela primeira vez em 180 anos, floresceu, favorecido pelas condições meteorológicas atuais na capital alemã, com temperaturas persistentes acima dos 30 graus há semanas.

A planta, que pertence à família das suculentas e é originária do México, foi mostrada nesta quinta-feira aos veículos de imprensa como sensação do verão na capital alemã e tem 8.897 flores, segundo a contagem da Fundação de Castelos e Jardins Prussianos, entidade à qual pertence o palácio.

Sua antecessora direta era um agave que floresceu em 1838 nesse mesmo recinto, com 4.820 flores na época.

Segundo a informação da Fundação, estima-se que tal planta, denominada em inglês "Century Plant", pode levar entre 40 e 100 anos para florescer, mas também pode não florescer nunca.

O exemplar berlinense chegou à capital alemã em 1960 e é exibido em um pavilhão envidraçado.

Trata-se de um agave americano, espécie que cresce no México e em regiões especialmente áridas de outros países do continente.

Após a sessão fotográfica para a imprensa nesta quinta-feira, será celebrado o chamado "Dia do Agave", a apresentação aberta ao público no próximo sábado.