Topo

Acidente em estrada no Equador deixa 24 mortos e 22 feridos

14/08/2018 22h59

(Atualiza números e acrescenta detalhes)

Quito, 14 ago (EFE).- Um acidente entre um ônibus de turismo e uma caminhonete na estrada que liga capital do Equador à cidade de Papallacta na madrugada desta terça-feira deixou 24 mortos e 22 feridos, todas as vítimas com nacionalidade colombiana, venezuelana ou equatoriana.

O presidente equatoriano, Lenín Moreno, destituiu o diretor da Polícia Rodoviária, o diretor da Comissão de Trânsito do Equador e "toda a cadeia de comando que não exerceu o devido controle" após terem sido reveladas negligências ao autorizar a entrada do ônibus no país. O veículo não tinha licença para viagens internacionais.

"Sentimos como uma sacudida, como se viesse um tremor grande, como se algo arrebentasse. Eu saí correndo sem sapatos de susto, subi ao terraço e vi que as pessoas estavam gritando, chorando e pedindo ajuda", explicou Olga Guambi, de 53 anos, vizinha de uma das casas afetadas pelo impacto do ônibus.

Destroços dos assentos ensanguentados, do chassi e a carcaça do ônibus foram parar a dezenas de metros do veículo, transformado em uma massa de ferro após atingir os imóveis e voltar, segundo as testemunhas.

De acordo com investigações preliminares, o ônibus tinha placa colombiana e, segundo documentos encontrados no interior, os viajantes eram procedentes do município colombiano de Neiva e tinham como destino Lago Agrio, na província equatoriana de Sucumbíos, na fronteira com a Colômbia.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas de acordo com as investigações tudo indica uma "falha no sistema de freios", segundo explicou o diretor-geral de Operações Especiais da Polícia Nacional, Patricio Carrillo, em entrevista coletiva.