Topo

Depressão subtropical se transforma em tempestade no centro do Atlântico

15/08/2018 15h04

Miami, 15 ago (EFE).- Uma depressão subtropical, que se formou nesta quarta-feira na parte central do Oceano Atlântico, se transformou na tempestade subtropical Ernesto, mas não represente risco para regiões habitadas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Ela está 1.120 quilômetros ao sudeste do Cabo Race, em Terra Nova, no Canadá, e se desloca para o norte, com velocidade de translação de 13 km/h, informou o NHC no boletim mais recente. Ernesto tem ventos máximos constantes de 65 km/h e espera-se que acelere para o norte entre amanhã e sábado. Uma tempestade subtropical é o híbrido entre tempestades de núcleo frio (inverno) e as de núcleo quente (verão).

Os especialistas do NHC, com sede em Miami, disseram que Ernesto pode ganhar força nas próximas 24 horas e se transformar em um fenômeno pós-tropical na noite da quinta-feira ou na manhã da sexta-feira.

Os meteorologistas previram no dia 9 uma temporada de furacões no Atlântico 60% mais fraca do que o normal, com a formação até sete furacões e de até 13 tempestades tropicais. A nova previsão da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos prevê cinco furacões no Atlântico (antes eram sete) e só um deles de categoria destrutiva (antes eram três). Além disso, esse furacão duraria apenas dois dias, em vez de sete.

A razão desta previsão reduzida, afirmou no relatório Philip J. Klotzbach, principal pesquisador do projeto, é que as águas do Atlântico tropical estão "mais frias do que o normal" e, ao mesmo tempo, existe um "potencial relativamente alto" de que um El Niño fraco se forme nos próximos meses.