Topo

Furacão Florence cresce enquanto avança rumo aos EUA

11/09/2018 16h20

(Atualiza com novo boletim)

Miami (EUA), 11 set (EFE).- O furacão Florence, que aumentou de dimensão nas últimas horas, agora se mostra "melhor organizado" e ainda "extremamente perigoso" enquanto se aproxima do litoral sudeste dos Estados Unidos.

O boletim das 15h (horário de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos EUA indicou que Florence se encontra 595 quilômetros a sul-sudoeste das Bermudas e 1.360 quilômetros a lés-sudeste do Cabo Fear, no estado da Carolina do Norte.

Florence, de categoria 4 (de um máximo de 5) continua com ventos máximos sustentados de 215 quilômetros por hora e deve "se fortalecer ainda mais na tarde de hoje e continuar lentamente esta tendência de intensificação pelas próximas 24 horas".

A previsão é que "seja um furacão maior e extremamente perigoso até que toque a terra", provavelmente em algum ponto no litoral da Carolina do Norte, segundo o NHC.

De acordo com um provável padrão de trajetória, o vórtice de Florence se moverá pelo sudoeste do Atlântico entre Bermudas e Bahamas até a quarta-feira, e se aproximará da Carolina do Norte e da Carolina do Sul até a sexta-feira.

O NHC alertou para a possibilidade de uma "maré ciclônica que ponha em perigo as vidas humanas ao longo do litoral da Carolina do Norte e da Carolina do Sul".

Está mantida uma vigilância de maré ciclônica e de furacão de Edisto Beach, na Carolina do Sul, até a fronteira com a Carolina do Norte e a Virgínia.

Uma vigilância de maré ciclônica significa que "existe a possibilidade de inundações que ameacem a vida" devido a um aumento do nível do mar "movimentando-se terra adentro" nas próximas 48 horas.

A perigosa maré ciclônica fará com que áreas que são normalmente secas perto do litoral "se inundem devido a um aumento do nível do mar", que pode chegar a 60 centímetros e 1,20 metros de altura em Edisto Beach e na enseada de Murrells, respectivamente. Entre a enseada de Murrells e Cabo Fear a água pode subir até 1,80 metros.

É esperado que Florence produza fortes chuvas em regiões da Carolina do Norte, da Virgínia e no norte da Carolina do Sul até o próximo sábado.

"Esta chuva pode ocasionar inundações repentinas que ameacem a vida humana", alertou o NHC.