Desenho mais antigo já registrado foi feito há 73 mil anos, diz estudo

Paris, 12 set (EFE).- O desenho mais antigo do qual se tem conhecimento foi feito pelo 'Homo sapiens' há cerca de 73 mil anos, 30 mil anos antes dos exemplares abstratos e figurativos descobertos até agora e produzidos com a mesma técnica, segundo um estudo internacional divulgado nesta quarta-feira.

A descoberta foi feita há três anos em uma escavação na caverna de Blombos, que fica a 300 quilômetros a leste da Cidade do Cabo, na África do Sul.

O desenho é composto por nove linhas finas entrecruzadas feitas sobre um pequeno pedaço de silcrete, uma rocha sílica.

Durante muito tempo, os arqueólogos estavam convencidos de que os primeiros símbolos apareceram quando o "Homo sapiens" colonizou há 40 mil anos territórios europeus, diz o artigo publicado na revista "Nature".

Recentes descobertas arqueológicas na África, na Europa e na Ásia mostraram que a produção e o uso de símbolos aconteceu muito antes: a gravura mais antiga registrada até agora é um traçado em zigue-zague sobre uma concha encontrada no sítio arqueológico de Trinil, na Indonésia, que remonta a entre 430 mil e 540 mil anos atrás.

Mas a mais recente investigação, da qual participaram especialistas internacionais dos laboratórios franceses Pacea e Traces, encontrou o exemplo considerado mais antigo de desenho abstrato, feito com uma espécie de "lápis" pontiagudo.

A descoberta constata que o desenho fazia parte das capacidades da população de "Homo sapiens" nessa região da África, e um dos principais desafios metodológicos foi mostrar que essas linhas foram traçadas voluntariamente.

O arqueólogo italiano Francesco d'Errico, diretor de pesquisa no laboratório Pacea, afirmou à Agência Efe que é "um milagre" o desenho estar conservado em boas condições.

A equipe trabalha agora com neurocientistas para tentar determinar quais áreas do cérebro foram ativadas nesses hominídeos para fazer desenhos como esse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos