Topo

Observatório captura imagem de galáxia espiral da Constelação de Taça

 O Observatório Europeu do Sul capturou uma imagem em alta qualidade da galáxia espiral NGC 3981, situada dentro da Constelação Taça - Reprodução/ ESO Brazil
O Observatório Europeu do Sul capturou uma imagem em alta qualidade da galáxia espiral NGC 3981, situada dentro da Constelação Taça Imagem: Reprodução/ ESO Brazil

Em Berlim, da EFE

12/09/2018 11h59

O Observatório Europeu do Sul (ESO) publicou nesta quarta-feira uma imagem de alta qualidade da galáxia espiral NGC 3981, situada dentro da Constelação Taça (Crater) e que revela interessantes detalhes do objeto estelar.

A imagem mostra a "resplandecente" galáxia NGC 3981 "suspensa na escuridão do espaço", com seus braços espirais "carregados de poeira em forma de vastas correntes, de regiões de formações estelares e um disco proeminete de jovens estrelas quentes", explicou em um comunicado o observatório.

A galáxia está inclinada para a Terra, de tal forma que permite aos astrônomos estudar seu centro luminoso, uma região altamente energética que contém um buraco negro supermassivo.

Leia também:


A fotografia foi captada pelo FORS2, um instrumento instalado no VLT da ESO que conta com redutor focal e um espectrógrafo de baixa dispersão, e que está localizado no deserto chilendo de El Paranal.

A imagem foi captada dentro do programa de divulgação Joias Cósmicas, que aproveita as raras ocasiões em que as condições de observação não são adequadas para recolher dados científicos.

Ao invés de ficar inativo, os telescópios do observatório são usados para captar imagens de objetos interessantes, enigmáticos ou visualmente atrativos.

A NGC 3981 faz parte do grupo NGC 4038, que também possui as conhecidas galáxias Antena, que são galáxias em interação e que foram parte da grande Nuvem de Crater, que é por sua vez um elemento chamado de superacúmulo de Virgem, uma grande coleção de galáxias entre as quais se encontra a Via Láctea.

Na imagem também é possível ver um asteróide solitário atravessando o céu como uma franca linha na parte superior da imagem.