Topo

Empresário japonês será o primeiro turista a voar ao redor da Lua

O empresário japonês Yusaku Maezawa durante anúncio de sua viagem ao espaço - David Mcnew/AFP
O empresário japonês Yusaku Maezawa durante anúncio de sua viagem ao espaço Imagem: David Mcnew/AFP

18/09/2018 00h47

Washington, 18 set (EFE).- A companhia aeroespacial SpaceX anunciou na segunda-feira que o empresário japonês Yusaku Maezawa será o primeiro turista a voar ao redor da Lua em um de seus veículos.

Maezawa, de 42 anos, é o fundador e CEO da Zozo, a maior varejista de moda online do Japão.

O empresário também possui uma ampla coleção de arte contemporânea em sua fundação, a Contemporary Art Foundation, localizada em Tóquio, onde estão expostas obras de Pablo Picasso, Andy Warhol, Alexander Calder e Jean-Michel Basquiat.

De acordo com a Forbes, Maezawa é o 18º homem mais rico do Japão, com uma fortuna de US$ 2,9 bilhões.

A SpaceX, fundada por Elon Musk, levará Maezawa em um veículo de lançamento Big Falcon Rocket (BFR), ainda em desenvolvimento.

A Lua está a cerca de 385 mil quilômetros da Terra e a última vez que um astronauta esteve lá foi em 1972, na missão Apollo 17.

Concebida como uma empresa com enormes ambições a longo prazo, como levar seres humanos até Marte, a SpaceX será responsável no próximo ano pela transferência de quatro astronautas da NASA para o espaço em suas naves Crew Dragon e Dragon 2.

A SpaceX e a Boeing foram as empresas contratadas pela NASA para recuperar viagens espaciais em solo americano através da colaboração entre os setores público e privado.