Topo

Japão tem cerca de 1.000 voos cancelados neste domingo por tufão

Homem caminha em rua da cidade de Naha em meio a forte chuva causada pelo Trami - Kyodo/via Reuters
Homem caminha em rua da cidade de Naha em meio a forte chuva causada pelo Trami Imagem: Kyodo/via Reuters

Em Tóquio

30/09/2018 02h03

O poderoso tufão Trami fez com que cerca de mil voos fossem cancelados no Japão neste domingo (30), número que poderia aumentar enquanto continua seu avanço para o oeste do arquipélago, após deixar cerca de 20 feridos no sul do país.

As companhias aéreas japonesas cancelaram 937 voos após os mais de 400 da véspera com origem e destino nas cidades de Okinawa e Kagoshima, onde cerca de 310 mil casas continuavam sem luz, e várias dezenas de pessoas ficaram feridas por causa dos fortes ventos, informou a emissora pública estatal "NHK".

Na cidade de Yakushima, situada na região de Kagoshima, chegou-se a registrar 240 milímetros de chuva em três horas, o maior volume em meio século, segundo a Agência Meteorológica de Japão (JMA), que advertiu do risco de desastres relacionados com o deslizamento de terra e transbordamentos de rios.

A tempestade, catalogada como "muito forte" pela agência japonesa, se desloca a uma velocidade de 45 km/h, com rajadas de vento de até 216 km/h - razão pela qual a JMA recomendou à população evitar atividades fora de casa.

Alguns serviços de trem de alta velocidade (shinkansen) que ligam o oeste do país a Tóquio foram suspensos e mais fechamentos ao longo do dia são esperados, segundo a "NHK".