Topo

Furacão Michael sobe para a categoria 3 enquanto avança rumo à Flórida (EUA)

09/10/2018 19h35

Miami, 9 out (EFE).- O furacão Michael ganhou força nesta terça-feira e chegou à categoria 3 na escala Saffir-Simpson - cujo máximo é 5 - poucas horas antes de causar os primeiros impactos no litoral do estado da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Michael tem ventos máximos constantes de 195 quilômetros por hora enquanto segue para o norte em direção à costa da Flórida, da qual está a cerca de 470 quilômetros.

Em seu mais recente boletim, o NHC advertiu que espera que o fenômeno se fortaleça ainda mais antes de tocar terra amanhã na região do Panhandle ou do Big Bend, a "esquina noroeste" do estado, e depois, enfraquecido, cruzará o sudeste do país.

Os meteorologistas alertam que Michael, que se desloca para o norte a 19 km/h, gera fortes ventos, intensas chuvas e um perigoso aumento do nível do mar que provocará ondas de até 3,9 metros nas próximas horas em algumas partes do litoral da Flórida.

Além de ventanias e chuvas, Michael pode provocar tornados no noroeste e em todo o norte do estado, assim como no sul da Geórgia, cujo governador, Nathan Deal, declarou estado de emergência em 92 condados.