Topo

Furacão Willa atinge categoria 5 e avança na direção do México

Imagens de satélite mostram o Furacão Willa se movimentando no leste do Pacífico em direação ao México - AP
Imagens de satélite mostram o Furacão Willa se movimentando no leste do Pacífico em direação ao México Imagem: AP

Da EFE, na Cidade do México

22/10/2018 13h02

O furacão Willa alcançou na manhã desta segunda-feira a categoria 5 na Escala Saffir-Simpson, avança para o norte pelo Oceano Pacífico e deve tocar o solo amanhã à tarde entre os estados mexicanos de Nayari e Sinaloa, informou o Sistema Meteorológico Nacional (SMN).

No relatório mais recente, o SMN indicou que Willa está 215 quilômetros ao sudoeste de Cabo Corrientes, no estado de Jalisco, e 280 ao sudoeste das Ilhas Marias, no estado de Nayari. Ele se desloca a 11 km/h.

Leia também:


O SMN mantém uma área de vigilância de Playa Pérula, em Jalisco, até a Baía Tempehuaya, em Sinaloa, incluindo às Ilhas Marias. O furacão se desenvolve com ventos constantes de 260 km/h e sequências de até 315 km/h.

A instituição recomendou atenção redobrada por conta das possíveis chuvas, ventos e ondas fortes e pediu para que a população siga as instruções do Sistema Nacional de Proteção Civil.

Entanto isso, a tempestade tropical Vicente continua a se deslocar paralelamente pela região sul do território mexicano e a sua circulação favorece tempestades nessa área e no sudeste do país. Vicente está 280 quilômetros ao sul de Acapulco e Guerrero e se desloca rumo ao oeste a 17 km/h.

O fenômeno pode provocar tempestades pontuais intensas em Michoacán, Guerrero e Oaxaca, além de ondas de dois a três metros de altura em Guerreiro e Oaxaca.