Topo

Brasil recebe prêmio por plataforma digital que reúne serviços do governo

16/11/2018 20h16

Cidade do Panamá, 16 nov (EFE).- O Brasil recebeu nesta sexta-feira o Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (ExcelGOB), concedido por uma rede que promove a governança digital na América Latina e no Caribe, pelas ações implementadas no setor.

O prêmio foi entregue durante a XXI Reunião Anual da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e do Caribe (Rede GEALC), que terminou hoje na capital do Panamá.

Os premiados com o ExcelGOB foram escolhidos pelos delegados entre 85 candidaturas de 23 países da região, explicou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que organizou o evento junto com a Autoridade Nacional para a Inovação Governamental do Panamá e com a Organização de Estados Americanos (OEA).

O Brasil foi premiado pela Plataforma de Cidadania Digital, instituída em dezembro de 2016. Segundo a organização do evento, o sistema "fornece uma solução de automatização de serviços do governo que permite, por exemplo, que todos os serviços presenciais sejam digitalizados em menos de três meses e ainda inclui um registro único com senha para que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos digitais por meio de um único portal".

Os vencedores dos prêmios ganharão uma visita técnica à Coreia do Sul, um dos países que colabora com a agenda digital da região junto ao BID. Também participaram do evento representantes de Estônia, Reino Unido, Portugal e Itália, que também apoiam o projeto.

A XII Reunião da Rede GEAL reuniu ministros e especialistas de 23 países da região, que analisaram avanços na digitalização dos serviços dos governos e como a região pode aproveitar a tecnologia para melhorar o atendimento aos cidadãos.