Topo

Cientistas desenvolvem sistema de IA capaz de realizar autoaprendizagem

06/12/2018 20h00

Washington, 6 dez (EFE).- Um grupo de cientistas desenvolveu um sistema de inteligência artificial que capaz de aprender sozinho, sem intervenção externa, como vencer humanos e outras máquinas em jogos complexos, como o Go ou o xadrez.

A ferramenta, batizada como AlphaZero, foi criado por especialistas da DeepMind, uma empresa britânica de propriedade do Google, e revelada nesta quinta-feira pela revista "Science".

"Ela é capaz não só de conseguir um domínio sobre-humano em alguns dos jogos de mesa mais complexos, mas também ensina a si própria a vencê-los, dentro das regras de cada jogo", diz o estudo.

Os resultados, indicaram os pesquisadores, representam um passo importante para que os sistemas de inteligência artificial possam aprender e dominar qualquer jogo com rapidez.

Desde a vitória do programa IBM Deep Blue sobre o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov em 1997, as inteligências artificiais para jogos têm evoluído todos os anos, sendo capazes de vencer humanos em partidas cada vez mais complexas.

Outros jogos abstratos de estratégia, como Shogi e Go, significativamente mais complexos que o xadrez, também foram dominados pelas máquinas.

A novidade trazida pelo AlphaZero, desenvolvido por David Silver e seus colegas de DeepMind, é que o sistema não precisa ser abastecido de informações providas por seres humanos. Em vez disso, ele consegue aprender jogando xadrez, Shogi ou Go repetidamente contra si próprio, dominando os jogos em questão.

O sistema conseguiu vencer os mais avançados programas de inteligência artificial especializados nesses três jogos depois de apenas poucas horas de autoaprendizagem.