Topo

Cosmonautas russos iniciam caminhada espacial para averiguar problema em nave

11/12/2018 15h58

Moscou, 11 dez (EFE).- Os cosmonautas russos Sergei Prokopiev e Oleg Kononeko iniciaram nesta terça-feira uma missão do lado de fora da Estação Especial Internacional que deve durar mais de seis horas.

Prokopiev e Kononeko abriram a escotilha do módulo Pirs às 16h02 GMT (14h02 em Brasília), dando assim início à caminhada espacial, considerada como "sem precedentes" pelo diretor da Agência Espacial da Rússia (Roscomos), Dmitri Rogozin.

Antes de sair da plataforma orbital, os cosmonautas entraram em uma câmara de despressurização e conectaram o sistema de alimentação autônoma de seus trajes espaciais.

O objetivo da missão é retirar uma parte do revestimento antimeteoritos da Estação Espacial Internacional, que pode ter sido danificado, e levá-lo de volta à Terra. Kononenko chegou ao local no início do mês e foi enviado especialmente para a missão.

Em agosto, as equipes que trabalham na Estação Espacial Internacional perceberam um pequeno vazamento na nave russa Soyuz MS-09, o que provocou perda de pressão dentro da plataforma orbital. No entanto, a estação seguiu funcionando normalmente.

Como a Soyuz em questão não é equipada para caminhadas espaciais, Kononenko terá que se deslocar pela superfície da nave russa utilizando um braço robótico, que será manuseado por controle remoto por Prokopiev. Na sequência, ele vai retirar um pedaço do revestimento antimeteorito para trazê-lo para análise.

A Roscomos afirma que o orifício não coloca a vida da tripulação da estação em risco.

Kononenko chegou à Estação Espacial Internacional em 3 de dezembro. Ele estava acompanhado da americana Anne McLain e do canadense David Saint-Jacques. Além de Prokopiev, já estavam no local Alexander Gest e Serena Auñon-Chancellor.