Topo

Rússia perde controle de seu único telescópio espacial

O telescópio espacial Hubble, da Nasa, se dedica a fotografar o espaço desde seu lançamento, em 24 de abril de 1990 - NASA
O telescópio espacial Hubble, da Nasa, se dedica a fotografar o espaço desde seu lançamento, em 24 de abril de 1990 Imagem: NASA

12/01/2019 07h42

Moscou, 12 jan (EFE).- A Rússia perdeu o controle sobre seu único telescópio espacial, o Spektr-R, devido a uma falha nos sistemas de comunicação, informou neste sábado o diretor do Centro Aeroespacial do Instituto Físico da Academia de Ciências, Nikolai Kardashev.

O telescópio não conseguiu reconhecer as instruções desde o centro de controle, mas segue enviando dados científicos à Terra, explicou a agência russa "Ria Novosti".

As autoridades russas estão tentando recuperar o controle do telescópio perdido na quinta-feira, segundo a Agência "Interfax".

"Há tentativas para solucionar o problema. Há vários sistemas de comunicação. Alguns operam e outros não. Este tipo de erro já ocorreu anteriormente. Tudo poderia funcionar de novo. Isso esperamos", afirmou Kardashev.

No entanto, várias tentativas para recuperar o controle do aparelho fracassaram até agora.

Uma fonte da indústria espacial disse à agência russa que o problema pode se dever a um erro no último sistema de comunicação de reserva do telescópio.

A mesma fonte explicou que há mais de um ano o veículo espacial opera com o único sistema de reserva que restava após uma falha do principal.

A vida útil do Spektr-R expirou em 2016, mas a Rússia prolongou seu uso até 31 de dezembro de 2019.