Topo

Roscosmos parabeniza Nasa e SpaceX por voo bem-sucedido da nave Crew Dragon

08/03/2019 14h04

Moscou, 8 mar (EFE).- O diretor da agência espacial russa, Roscosmos, Dmitri Rogozin, parabenizou nesta sexta-feira seus colegas da Nasa, Jim Bridenstine, e da companhia americana SpaceX, Elon Musk, pelo voo bem-sucedido da nova nave Crew Dragon.

"Queridos colegas Jim Brindenstine e Elon Musk, em nome da Roscosmos quero parabenizá-los pelo final bem-sucedido do voo de teste da nova nave espacial", escreveu Rogozin no Twitter.

Em sua mensagem, o diretor da Roscosmos destacou que "a criação de um sistema alternativo de transporte espacial para os voos à Estação Espacial Internacional (ISS) garantirá o cumprimento seguro e estável do nosso trabalho".

"Acredito no desenvolvimento da cooperação internacional no espaço", concluiu Rogozin.

A nave não tripulada Crew Dragon retornou hoje com sucesso à Terra após uma viagem de teste à ISS, que tinha como objetivo demonstrar sua capacidade de levar astronautas ao espaço.

Desde 2011, quando os Estados Unidos deram fim ao seu programa de naves, a substituição das tripulações da ISS é feita exclusivamente com as naves russas Soyuz.

Esta circunstância permite à Roscosmos ter um grande faturamento, já que a Nasa dependia da agência espacial russa para transportar seus astronautas até a plataforma orbital e de volta para a Terra.

A criação das naves Crew Dragon e Starliner, um aparelho fabricado pela Boeing que em breve efetuará um voo de teste à ISS, pode dar fim ao monopólio russo de transporte de tripulantes ao laboratório espacial. EFE