Topo

Baleia jubarte é o animal mais complexo do mundo acusticamente, diz pesquisa

20/03/2019 16h44

Mérida (Espanha), 20 mar (EFE).- Pesquisadores de Espanha e Reino Unido analisaram o comportamento das baleias jubarte a partir dos sons emitidos pelos cetáceos e puderam determinar que os mesmos contam com 47 formantes, as frequências fundamentais de emissão, e são os animais mais complexos do mundo acusticamente.

Os pesquisadores utilizaram como referência gravações de baleias jubarte procedentes do Alasca, do Atlântico Norte, do Caribe, do Havaí, do Oceano Indico, do Pacífico Norte e do Pacífico Sul para analisar o cetáceo que conta com aproximadamente 15 mil exemplares no mundo todo, informou a Universidade de Extremadura, no oeste da Espanha, em comunicado.

O professor desse centro, Daniel Patón, explicou que o número de formantes depende da estrutura anatômica de cada espécie, de tal forma que, enquanto o ser humano tem quatro ou cinco, o cervo tem sete e um rouxinol poderia ter entre 10 e 12 formantes.

Além disso os sons analisados equivalem a uma "impressão digital" acústica que permite estabelecer diferenças populacionais e observar a evolução do animal.

Outra conclusão da pesquisa é que as populações mais recentes desta espécie, que é principalmente piscívora, se encontram no litoral leste do Pacífico, que no Havaí surgem populações de diferentes origens durante a reprodução e que no Alasca só aparecem as invernantes, enquanto as baleias jubarte mais antigas são as do Golfo de Omã, no Oceano Índico, as únicas que não migram.

Para a pesquisa foi construída uma base de dados dos formantes obtidos a partir das escutas desses áudios.

Posteriormente, esses sons foram comparados através de 16 distâncias matemáticas selecionadas.

Entre elas, foram utilizadas as mais apropriadas para medir o índice de parentesco por meio de análise multivariada, detalhou o pesquisador espanhol.

Assim, através dos testes acústicos foi possível determinar os costumes migratórios da espécie, o seu agrupamento e o seu cortejo, assim como quais populações são as mais antigas. EFE