Topo

Putin diz desejar que Rússia seja líder tanto na Terra como no espaço

12/04/2019 15h13

Moscou, 12 abr (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira que quer ver seu país seja líder mundial tanto na Terra como no espaço, durante discurso por ocasião do Dia da Cosmonáutica, em homenagem ao primeiro voo ao espaço, protagonizado pelo soviético Yuri Gagarin em 12 de abril de 1961.

"O profundo sentimento de orgulho pela pátria, por nossos heróis, deve se transformar em fonte de inspiração para a solução de novas tarefas, de novas conquistas. Hoje, para estar entre os países líderes, líderes na Terra, é preciso ser também líder no espaço", afirmou em um discurso televisionado.

Putin se referiu à história da cosmonáutica soviética e posteriormente russa, ao destacar os esforços e a abnegação das gerações anteriores tanto de cosmonautas como de engenheiros, construtores, cientistas, que permitiram que a URSS e depois a Rússia se situassem na dianteira do setor espacial.

Segundo o governante, é necessário desenvolver o país, "porque a liderança requer uma confirmação constante".

Putin pediu, além disso, "suportar com dignidade a potente concorrência, enfrentar tarefas complexas e preparar para a educação, a ciência, a indústria".

"Estou profundamente convencido de que a conquista do espaço é uma diretriz de grande importância do nosso desenvolvimento nacional, uma fonte de especialistas únicos, uma fonte de tecnologias para os mais diversos ramos", destacou.

Além disso, advogou por aprofundar os estudos do espaço distante e os programas de voos, tanto os automáticos como os tripulados.

Para isso, Putin pediu a criação de uma nave tripulada de nova geração e um foguete portador de classe superpesada.

"Estou convencido de que os cientistas, engenheiros, construtores e as empresas do setor espacial estão dispostos a responder a este desafio", garantiu o presidente russo. EFE