Topo

Suíça avança para o fim das experiências científicas com peixes vivos

25/04/2019 09h19

Genebra, 25 abr (EFE).- Cientistas da Suíça que estudam o uso de células das brânquias dos peixes em testes de toxicidade, em vez de exemplares vivos, conseguiram que este teste obtenha a certificação internacional ISO, o que representa um grande passo para evitar os testes com peixes vivos.

Segundo informou nesta quinta-feira o Governo suíço em comunicado, os testes com células branquiais que desenvolvidos nos últimos anos pelo Instituto Suíço para Ciência e Tecnologia Aquática (Eawag) obtiveram a certificação.

"Até agora não havia alternativas reconhecidas para os experimentos com peixes vivos em testes para examinar a toxicidade da água, e só em 2017 e na Suíça foram feitos 7.500 testes deste tipo com estes animais para proteger os seres humanos, a vida silvestre e o meio ambiente", informou o governo suíço.

Uma das principais linhas de pesquisa utiliza células branquiais de truta arco-íris "que determina de maneira confiável a toxicidade aguda das amostras de água" e também detecta a presença de produtos químicos nos peixes. EFE