Topo

Novo padrão do quilograma entra em vigor hoje

20/05/2019 16h42

Paris, 20 mai (EFE).- O novo padrão do quilograma, uma fórmula matemática aprovada pela comunidade científica em novembro do ano passado para substituir o cilindro de platina e irídio guardado na França há 130 anos, entrou em vigor nesta segunda-feira, o Dia Mundial da Metrologia.

A partir de agora, o quilo é definido pela constante de Planck (representada pela letra "h"), que relaciona a energia de um fóton com a sua frequência.

A unidade, conhecida como "o grande quilo", era até então definida por um cilindro de platina e irídio guardado em um cofre trancado a três chaves em Sèvres, nos arredores de Paris.

Devido às variações no padrão notadas pela comunidade científica, a solução encontrada foi substituir o objeto sólido pela fórmula matemática, que é considerada mais confiável.

A decisão foi aprovada por unanimidade pelos representantes dos 60 Estados-membros do Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, na sigla em francês) em 16 de novembro de 2018, após três dias de debate.

Além do quilo, os cientistas também revisaram o ampere (unidade de medida da corrente elétrica), o kelvin (unidade de temperatura) e o mol (unidade utilizada para expressar a quantidade de matéria).

"É uma mudança radical de paradigma. Desde 1799 o sonho de estabelecer constantes universais para as unidades de medida esteve na mente de todos os físicos", declarou a secretária executiva do Comitê Consultivo de Unidades do BIPM, Estefanía Mirandés.

Além da importância histórica, o "grande quilo" ainda possuirá uma utilidade científica, já que poderá servir para o estudo de suas variantes de massa e dos motivos pelos quais isso acontece. EFE