Topo

Japão e Toyota planejam enviar veículo tripulado à Lua em 2029

16/07/2019 11h19

Tóquio, 16 jul (EFE).- A montadora Toyota Motor e a Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA) anunciaram nesta terça-feira que fecharam um acordo para desenvolver um veículo tripulado de exploração lunar, com o objetivo de enviá-lo ao satélite natural da Terra até 2029.

O acordo se prolongará durante os próximos três anos, nos quais a Toyota e a JAXA desenvolverão, construirão e testarão um protótipo capaz de deslocar-se pela superfície da Lua alimentado por uma célula de combustível.

Ambas entidades deram estes detalhes do seu acordo em comunicado publicado hoje, depois de antecipar no último mês de março as linhas gerais do seu projeto conjunto.

O objetivo é criar um veículo com uma prolongada autonomia sobre a superfície lunar e dotado de uma carroceria fechada para que os astronautas possam viver nele durante períodos determinados sem usar trajes espaciais.

Uma vez que termine em 2022 a fase de testes do protótipo, a Toyota e a JAXA começarão a desenvolver o modelo real a partir de 2024, com a meta de começar a montá-lo em 2024 e de tê-lo pronto até 2027.

A Agência de Exploração Espacial de Japão espera enviar o dispositivo de exploração à Lua em 2029, em meio a uma crescente concorrência internacional para voltar ao satélite terrestre. EFE