Topo

Rótulos criam confusão entre margarina e creme vegetal

Da Redação

Em São Paulo

08/04/2010 07h00

Você pode não saber, mas nos mercados existem muitos cremes vegetais que se passam por margarina. Para ser classificado como margarina, pelas normas alimentares, o produto deve ter no mínimo 80% de gordura total.

Em teste realizado pela Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, de sete marcas que se autointitulavam margarinas, apenas a Qualy atingia o índice. As demais se enquadravam na categoria de creme vegetal. Estes são mais indicados para quem está de dieta já que possui menos gordura.

“A forma como os produtos são identificados nas embalagens deixa os consumidores em dúvida sobre a diferença entre manteiga, margarina e creme vegetal”, informa o órgão em nota. “Os fabricantes confundem o consumidor, pois, em um momento, definem o produto como margarina, em outro como creme vegetal. Há até produtos ambivalentes: são 'margarina' em uma parte do rótulo, 'creme vegetal' em outra”.

Nem o Ministério da Agricultura (que estabelece normas sobre margarinas), nem a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) têm regras claras sobre o limite que separa margarina de creme vegetal.

O que é mais saudável?

As margarinas já foram indicadas como mais saudáveis do que a manteiga por ter menos gordura saturada e colesterol, mas foram duramente atacadas pela onda do combate à gordura trans. Agora, a maioria dos produtos já apresenta níveis muito baixos de gordura trans. Segundo a Proteste, o valor máximo encontrado foi de 0,4 gramas por porção, na Primor.

Com relação aos produtos light, foi comprovado que eles realmente têm menos gordura, tanto total quanto saturada, do que suas versões originais. "Mas há produtos tradicionais com teores mais baixos e que custam bem menos – como o creme vegetal Soya Lanche".

As diferenças entre os produtos

Margarina – Feita principalmente à base de gordura vegetal (a mais saudável), com um pouco de gordura animal (até 3%). As com maiores teores de gordura são mais indicadas para uso culinário.

Creme vegetal – Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas. Se você quer emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão. Mas não é recomendável para uso culinário.

Manteiga – Feita de gordura de origem animal (por ser um derivado do leite), ela é rica em gordura saturada e colesterol, por isso deve ser consumida com bastante moderação. Ela também é rica em vitamina A.