Topo

Conheça o TRX, equipamento funcional para fazer musculação em qualquer lugar

Pedro Marques<br>Especial para o UOL Ciência e Saúde

07/11/2011 07h00

Volta e meia uma novidade toma conta das academias prometendo melhores resultados, como mais força e definição. Foi assim um bom tempo atrás, com a ioga, e, mais recentemente, com o pilates. Agora, a bola da vez é o treinamento funcional, que procura utilizar os movimentos naturais do corpo humano para aumentar a força, o equilíbrio e a resistência. Além desses movimentos, o treinamento funcional pode usar vários equipamentos, como bolas medicinais e discos de equilíbrio.

A última moda nessa seara funcional é o TRX, um aparelho extremamente engenhoso e que teve sua origem entre os marines, soldados de elite da marinha norte-americana. Tiras de nylon são acopladas a manoplas (semelhantes àquelas encontradas na academias) e permitem que centenas de exercícios sejam realizados em qualquer lugar, pois o TRX é leve e fácil de ser usado.

Antes de se animar e sair caçando na internet lojas que vendem o aparelho, vale a pena destacar que o TRX não é para qualquer pessoa interessada em melhorar a forma física. O UOL teve a oportunidade de testar o produto e conferir suas vantagens e desvantagens. E, claro, assim como qualquer modalidade esportiva, é preciso primeiro consultar um médico para saber se você está apto a fazer os exercícios.

Testamos

O kit testado é o TRX Pro Pack – que vem com a versão básica do aparelho, um DVD com uma série de exercícios, um manual explicando como realizar o treino – e a âncora para portas, que permite utilizar o TRX dentro de casa, quartos de hotéis entre outros. Este kit custa em torno de 400,00 reais.

Por ora, o principal problema é o idioma. Todo o kit – embalagem, manual e DVD – está em inglês. Bruno Estevão, personal trainer e gerente de vendas da TRX Brasil, empresa que comercializa o aparelho no país, afirma que o manual deve ser traduzido até janeiro de 2012. Já o DVD não tem previsão de ser traduzido, segundo Estevão.

Por isso, Estevão recomenda que as pessoas façam primeiro algumas aulas em academias ou com personal trainers para avaliar se vale a pena ter um TRX em casa. “Hoje em dia, temos muita procura por pessoas que já conhecem o aparelho de academias e querem fazer cursos para treinar em casa”, diz.

Para quem tem zero experiência, pendurar o aparelho pela primeira vez pode ser a principal barreira - principalmente se você não tiver um ponto de apoio. Por isso, o acessório que permite fixar o aparelho em portas é mais do que essencial. Mas, depois de pegar o jeito, o TRX é um método de treino bastante prático.  Pendure o aparelho em algum lugar da casa com espaço ou então use a âncora para fixá-lo na porta e o TRX está pronto para ser usado. Ele ainda pode ser levado para parques e outros espaços a céu aberto, permitindo a você treinar em qualquer lugar. “A maior vantagem do aparelho é a praticidade de treinar onde bem entender, a hora que quiser”, acredita o personal trainer.

Já dissemos aqui que ele é engenhoso? Pois então. Ao usar as tiras, você consegue fazer diversos exercícios usando apenas o peso do corpo como resistência. O truque é variar a posição: isso deixa o corpo mais suspenso pelas tiras do aparelho e aumenta a força e resistência necessárias para realizar um exercício. “São várias possibilidades, é possível fazer o exercício com apenas um ponto de apoio e assim aumentar o gasto energético e o número de músculos envolvidos”, explica Estevão.

E que gasto energético. No vídeo, os exercícios parecem simples de ser executados. Na prática, porém, fica evidente que o corpo é bastante exigido para executar os exercícios corretamente. Quem estava acostumado a treinar em academia e passou um um tempo parado vai sentir os mesmos efeitos que sentiu ao começar a academia: o corpo dói no dia seguinte, isso é resultado da adaptação do físico aos exercícios.

Uma das vantagens é que dificilmente você vai usar mais peso do que consegue, como pode acontecer na academia. Assim, o corpo se acostuma mais rápido ao treinamento, coisa de uma semana, mais ou menos. O importante é respeitar um intervalo de pelo menos um dia entre os treinos - nada diferente do que um iniciante deve fazer quando começa a se exercitar depois de um tempo parado.

O DVD apresenta um treino básico, para iniciantes, e variações dos exercícios que exigem mais do corpo e permitem que você aumente a intensidade à medida que sua resistência melhorar com o uso do TRX. Estevão, porém, explica que há vários treinos que podem ser feitos com o aparelho. “O aparelho também permite fazer vários tipos de treinamentos, tanto de força, quanto aeróbios, de resistência, alongamento”, afirma.