Juliana Didone revela seus segredos de beleza à Corpo a Corpo

Fabiana Gonçalves

Corpo a Corpo

Juliana Didone revela que, embora faça a lei da compensação com a alimentação e os exercícios, sabe que qualquer deslize no dia a dia é um prato-cheio para o peso subir. Neste bate-papo, ela revela seus segredos de beleza, truques de make e até uma receita secreta que faz para desintoxicar


Juliana Didone

 

Quem vê o corpo de Juliana Didone, 27 anos, deve imaginar que ela é magra por natureza, que não tem nem nunca teve problemas com a balança, que pode comer o que quiser ou que não precisa malhar... Ou seja, simplesmente uma pessoa abençoada por Deus, daquelas que, como diz o ditado, “passaram na fila da beleza muitas vezes antes de nascer”.

Bem, não podemos dizer que este seja o caso de Juliana Didone, que começou a carreira aos 14 como modelo e que acumula cinco novelas, entre elas, Aquele Beijo, trama das sete da Globo. Afinal, se você, leitora, fizer como eu e der um “Google” em Juliana Didone, verá que 90% das notícias relacionadas à atriz referem-se a ela fazendo algum tipo de exercício.

A forte influência da atividade física na vida de Juliana Didone tem uma razão de ser: embora ela esteja sempre em forma, com seus 1,72 m de altura e 56 kg, Juliana confessa que é  boa de garfo e por isso mesmo engorda com facilidade. “Eu me exercito a semana toda exatamente para me dar o luxo de comer algo que goste no ?m de semana”, confessa.

“Levar uma dieta mais regrada durante a semana faz parte. Mas se a gente se priva demais, como já fizeram algumas amigas minhas, que emagreceram, ficaram lindas, mas não podiam sair de casa para não cair em tentação, acaba a graça. Isso não é vida. Você se torna uma pessoa magra, mas infeliz.”

Em um depoimento assim, verdadeiro e simples, como poderia ser o de qualquer mulher comum, você irá conhecer uma garota da vida real. A única diferença é que Juliana está do outro lado da telinha...

 


Lei da compensação, sua palavra de ordem!
Descendente de italianos e fã de carne vermelha, como toda gaúcha que se preze, Juliana Didone revela que um dos grandes prazeres que herdou da sua família é a de se sentar à mesa para comer. “Tudo bem que isso só acontece, geralmente, aos finais de semana. Mas mesmo assim, passamos a tarde inteira — do almoço ao lanche da tarde —, atualizando as notícias da família e, claro, beliscando, beliscando”, comenta, rindo.

“Mas quem não gosta disso, né? Eu acho muito bacana esse encontro em volta da mesa. Por outro lado, ele tem suas consequências, pois engorda. Logo, para que eu não me acabe na mesa de tanto comer e depois morra de culpa, sempre mantenho a lei da compensação, que no meu caso é fazer mais exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bike, skate ou até nadar, e ser regrada na alimentação durante a semana”, confessa.

“Queimo mais calorias para poder comer um prato mais gorduroso e calórico no fim de semana”, admite. E a equipe de Corpo a Corpo foi testemunha dessa empreitada de Juliana Didone, pois no dia do ensaio, a atriz comeu apenas um prato grande de salada verde com duas sobrecoxas assadas e gelatina como sobremesa.

Para beber, muita água, café, suco light e, na hora do lanche, dois enrolados de peito de peru, queijo branco e alface. “Como tenho a vantagem de não ser superfã de arroz e pães, fico tranquila se no meu almoço tiver apenas uma salada bem generosa, legumes cozidos no vapor com um pouco de azeite e um grelhado”, entrega. Já no fim de semana, ela garante que procura não se privar. Sozinha ou com as amigas ela revela que se esbalda. “Procuro ter restrições na quantidade, afinal, não estou desesperada achando que a comida do mundo vai acabar. Por outro lado, sou do tipo que prova tudo”, diz, sorridente.

Mas é nessas horas que, se a culpa toma conta da atriz, ela não mede esforços e se entrega ao sopão desintoxicante da mãe, dona Fátima, e que, segundo ela, é tiro e queda. “Quando sinto que passei da conta tomo a sopa no almoço e no jantar durante dois dias e é o su?ciente para limpar o organismo.

 


Disciplinada, mesmo comendo fora
Tudo bem que Juliana Didone não é do tipo que leva a lancheira saudável para o trabalho, como muitas leitoras da Corpo a Corpo já têm como hábito. Por outro lado, ela garante que faz escolhas saudáveis na hora do lanche e durante o almoço, realizado no Projac. Ela sempre opta por ingredientes integrais, carnes magras e verduras. “É muito difícil, hoje em dia, com tanta informação disponível, alguém dizer que não sabe quais são os alimentos que fazem mal à saúde ou que engordam. Por isso, no meu lanchinho da tarde é claro que não vou comer pão de queijo. Opto pela quiche de espinafre com nozes, que é a minha preferida, ou um pastel integral assado”, revela.

 


Vegetariana? Não mais!

Em busca de uma alimentação mais saudável, Juliana Didone chegou a ficar 40 dias sem comer carne, passou a consumir mais vegetais, leguminosas e oleaginosas, mas não teve jeito, o resultado não foi dos mais positivos: “Fiquei anêmica, acredita? O meu médico pediu que eu voltasse a comer carne vermelha, mesmo que em porções menores, mas que era essencial, pois só ela tem o ferro heme, que é o único absorvível pelo organismo. Em pouco tempo, eu estava saudável de novo”, comenta. “Desde então, eu passei a comer duas a três porções de carne magra por semana. As outras, eu revezo com peixe, frango e ovo.

 

 

Exercício: quanto mais variado, melhor
Assim como você pode ver nas fotos da atriz, Juliana Didone é mesmo adepta da prática ao ar livre e sem muitos planos. “Não me adapto ao clima de academia ou de personal. Eu acho que já me cobro o suficiente para ter um resultado satisfatório, não preciso de alguém me forçando ainda mais”, comenta a atriz sobre o fato de treinar sozinha sem a ajuda de professor.

“Eu procuro fazer exercícios aeróbicos quatro dias na semana, entre 45 minutos e uma hora, sendo que em três deles, intercalo com a ioga", entrega. Entre caminhada e corrida em ritmos alternados, a atriz percorre oito quilômetros. “Mas às vezes amanheço mais inspirada para andar de bike, nadar ou correr na areia fofa da praia... Tudo depende da inspiração daquele dia”, conta. “Gosto mesmo é de fazer os dois juntos (ioga e aeróbico), pois enquanto um age no cardiorrespiratório, o outro trabalha a postura, a concentração e o equilíbrio. Isso sem contar a calma interior que a ioga traz”, revela a atriz, que há cinco anos faz aulas com o professor Edi Barbosa (RJ).

 

 

Os cuidados de Juliana com a pele e os cabelos

Ao contrário da sua personagem Brigitte, que é antenada com a moda, Juliana Didone revela que deixa toda a vaidade para ela. “Eu sou do tipo que sai de casa com protetor solar oil-free com FPS 30 no rosto, FPS 15 no corpo, e só”, admite. “Quando muito faço do mesmo batom, o Make-Me Pink, da Maybelline, o blush, o batom e a sombra”, entrega.

“Não que eu não saiba me maquiar, pelo contrário. Até me viro bem, arrumo as minhas amigas quando há festas, mas acho que passei da fase do querer ser. Hoje, mais madura, eu simplesmente sou. E gosto de me ver ao natural, de cara limpa, sem nada. Mas acho que é fase. Já fui supervaidosa, de não sair de casa sem máscara e pó, mas passou”, diz.  “Foi na época da adolescência, quando não fazia nada de atividade física”, lembra. “Hoje, só o demaquilante Nivea é que não sai do porta-luvas do carro. Saio da gravação e imediatamente digo adeus ao make”, brinca.

 

 

Reparador de pontas a tiracolo

Mesmo tendo fios finos, lisos e com pouco volume, Juliana afirma nunca ter tido problemas: “Lavava com xampu para cabelo fino, usava condicionador e só. Mas desde que precisei descolorir para contracenar em Insensato Coração, senti uma diferença. Nunca havia mexido na cor. O cabelo ficou super-ressecado, pesado. Para ter uma ideia, a primeira vez que fui à praia voltei com os fios verdes”, entrega.

“Agora, com essa mudança para a Brigitte, novamente tive de descolorir a raiz, mas o bom é que à medida que ele foi crescendo, as pontas foram ficando mais claras e a raiz, escura, e o diretor não pediu para retocar. Disse que estava bom, com um efeito natural. E eu adorei não ter de mexer mais”, comemora. Para a manutenção em casa, Juliana lança mão do xampu, do condicionador e da máscara da linha Vitamino Color, de L’Oréal Professionnel, que é para prevenir o desbotamento, deixá-los sedosos e brilhantes.

“Agora, o que eu descobri que não sai da minha bolsa é o Elixir Ultime, de Kérastase. À base de quatro tipos de óleo (pracaxi, camélia, argan e gérmen de milho), ele hidrata, combate o frizz e ainda protege os fios do calor do secador”, garante a atriz. “Eu lavo o cabelo, coloco duas gotinhas na palma das mãos, esfrego e só depois passo nas pontas. É superprático. Saio secando ao vento e não tem frizz que resista ao poder do óleo”, comenta, rindo. Já para deixar as pontas onduladas e com movimento, ela ensina: “Faço um coque com os fios 80% secos e solto apenas na hora de sair.”

 

Realização: Tomaz Souza Pinto / Cabelo e Make: Júnior Mendes / Fotos: Agnews e Valério Trabanco / Produção de moda: Fernanda Kazalla / Ela usa: maiô Beach Wear, pulseiras de madeira Otávio Giora e pulseiras douradas Lázara Design / Tratamento de Imagens: Jujuba Digital

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos