Topo

PSOL questiona posição de Piau como relator do Código Florestal

Do UOL, em São Paulo e Brasília

24/04/2012 19h52Atualizada em 24/04/2012 22h47

O PSOL anunciou que vai questionar em Plenário se o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) pode ser relator do Código Florestal (PL 1876/99), cuja discussão está prevista para iniciar na noite desta terça-feira.

Segundo nota divulgada pelo partido, Piau não poderia ser relator da proposta por ser autor de um dos projetos que tramitaram apensados ao Código. Com o mesmo argumento, o PV já pediu nesta segunda-feira (23) a destituição de Piau da relatoria do código.

O PSOL avisou que, assim que iniciar as discussões em plenário, o líder do partido na Câmara, Chico Alencar (RJ), pedirá a palavra para comentar o fato de o relator ter sido financiado durante sua campanha eleitoral por empresas do agronegócio.

“Para a nosso surpresa, percebemos que da alta soma de R$ 2,3 milhões que ele [Paulo Piau] recebeu e gastou de campanha para ser eleito deputado, R$991 mil, isto é 41,7% vinham de empresas vinculadas ao agronegócio”, afirmou.

“O código de ética e decoro parlamentar, atualizado em 2011, reza que defender, relate projeto de interesse de quem financiou sua campanha está, não somente impedido, como ferindo o próprio decoro parlamentar”, argumentou.

Piau contra-argumentou afirmando que todos recebem doações privadas na campanha. “Quem não tem doador de campanha assim? Se fosse assim todos estaríamos impedidos”.

(Com Agência Câmara de Notícias e Camila Campanerut)