Cérebro e mente

Pessoas de olhos castanhos parecem mais confiáveis, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

A cor do olho de uma pessoa pode interferir em quão confiável ela aparenta ser. Em geral, mulheres de olhos castanhos são tidas como as mais confiáveis enquanto homens de olhos azuis são os que causam maior desconfiança. As conclusões são de um estudo da Universidade Carlos de Praga, na República Tcheca, e publicada nesta semana na revista PLOS One.

Foram apresentadas 40 fotografias de rosto de mulheres e 40 de homens para 238 estudantes avaliarem a confiabilidade das pessoas. E os pesquisadores perceberam que a cor do olho interfere nesta percepção, sendo que aqueles que possuem olhos castanhos foram tidos como mais confiáveis do que os que tinham olhos azuis.

Formato do rosto é fundamental

Análises morfológicas mostraram grande relação entre a cor do olho e o formato do rosto. Para determinar se o que passava a impressão de confiabilidade era a cor do olho e não o formato do rosto, os pesquisadores coloriram por programa de computador os olhos, trocando os azuis para castanhos e vice-versa, e refizeram os testes. Agora, a cor dos olhos não interferiu na percepção de confiabilidade de outros 106 estudantes que viram as fotos, principalmente para homens.

Assim, são os rostos das pessoas de olhos castanhos que são tidos como mais confiáveis e não a cor dos olhos independentemente. Eles analisaram a distância entre os lábios e as sobrancelhas; entre os ossos da bochecha direita e esquerda; e a proporção entre largura e comprimento do rosto. O rosto dos homens de olhos castanhos tinham maior boca, um amplo queixo, nariz maior e sobrancelhas mais proeminentes posicionadas perto uma da outra. 

Nas mulheres, as características são similares, as de olhos azuis com traços mais delicados, com queixo arredondado e boca com cantos paralelos, e as de olhos castanhos com queixo mais proeminente e boca com cantos apontando para cima. Entretanto, a relação entre o formato do rosto feminino e a percepção de confiabilidade não pode ser descrita. Para os cientistas, isso pode ter acontecido porque a variabilidade genética das mulheres era menor do que a dos homens.

  • Reprodução

    Mulheres de olhos castanhos são as mais confiáveis; homens de olhos azuis, os menos

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos