Topo

Clique Ciência: Quantas células do corpo nascem por dia?

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Juliana Passos

Do UOL, em São Paulo

2013-05-14T06:00:00

2013-06-10T19:30:08

14/05/2013 06h00

É muito difícil precisar o número de células que nascem e morrem em nosso organismo a cada dia, mas calcula-se que o corpo de um adulto produza em média 300 milhões de células por minuto ou 432 trilhões por dia – uma renovação que ocorre, principalmente, em tecidos epiteliais e conjuntivos, responsáveis pelos revestimentos e pela sustentação do corpo. Essa taxa pode variar em alguma situações, por exemplo, quando o corpo precisa reparar uma lesão.

O aparecimento de novas células não acontece uniformemente. O tecido epitelial de revestimento do estômago, por exemplo, é renovado a cada 4 a 7 dias. Já a epiderme da pele (camada mais superficial) é completamente renovada a cada 15 a 30 dias, dependendo da idade do indivíduo.

Células musculares cardíacas e neurônios não possuem reposição natural. Uma vez que tais células são perdidas, não ocorre o aparecimento de novas células.

Os tecidos possuem processos de renovação e reparação menores à medida que envelhecemos, até que o número de células que morrem ultrapassa o número de células que nascem.

Resposta fornecida pelo biólogo Evandro Niero, doutor em Biologia Celular e Molecular pela USP (Universidade de São Paulo).

Mais Ciência e Saúde