Topo

Por que o vidro do carro embaça quando chove? A ciência explica

Vidro embaçado - Lynne Cameron/PA Images via Getty Images
Vidro embaçado Imagem: Lynne Cameron/PA Images via Getty Images

De Tilt, em São Paulo

16/05/2021 04h00

Sem tempo, irmão

  • O vidro do carro embaça pela combinação de três fatores
  • A culpa é basicamente do vapor de água que sai da sua respiração
  • No espelho do banheiro, a dica é passar sabão para evitar que ele embace
  • No carro, é manter a manutenção do automóvel em dia

Só quem já teve problema no sistema de ventilação do carro e pegou trânsito em dia de chuva sabe que isso pode ser bem perigoso. Afinal, não tem nada pior do que dirigir no meio de um temporal sem conseguir enxergar direito por causa do vidro embaçado.

Mas você sabe porque isso acontece? É uma combinação de fatores:

  • Nossa respiração;
  • Falta de circulação de ar;
  • Choque de temperaturas.

Por causa da chuva, é provável que as janelas do carro fiquem fechadas durante o trajeto. Isso faz com que o ar deixe de circular dentro do veículo. Isso somado ao fato de que tem gente respirando dentro dele faz com que a temperatura do ar que está dentro do carro fique mais quente.

Já a temperatura do vidro tende a ficar mais gelada por causa do contato com o exterior chuvoso.

A gota d'água fica por conta da sua própria respiração: quando o vapor de água que sai dela encosta no vidro, ele volta ao estado líquido, em forma de gotículas de água. É aí que a "magia" acontece: um vidro completamente embaçado e difícil de enxergar através dele.

Como faz para desembaçar o vidro?

As dicas mais comuns para desembaçar são ligar o ar-condicionado, que vai tirar a umidade do ar e fazê-lo esfriar, e ligar o ar quente em direção ao vidro, que faz com as gotas evaporem de novo. Portanto, se você anda tendo problemas com o sistema de ventilação do seu carro, é bom procurar um mecânico urgentemente.

Os espelhos em banheiro também costumam embaçar por este motivo. A água quente do chuveiro libera vapor de água, que volta ao estado líquido em contato com o espelho gelado.

Uma alternativa para não deixar o vidro embaçar é passar sabão, em uma película fina, e esperar secar. O sabão vai desaparecer e parecerá "normal". Mas ao ligar o chuveiro, o espelho não embaça.

Isso acontece porque o vapor da água vira líquido, mas não forma gotículas, porque o sabão quebra a tensão superficial da água, "espalhando" as moléculas. Como são as gotas que desviam a luz e prejudicam a visibilidade, é possível enxergar melhor sem elas.