Estudo explica por que pão cai com a manteiga virada para baixo

Do UOL, em São Paulo

Estudos científicos mais curiosos do mundo
Veja Álbum de fotos

Pesquisadores da Manchester MET University, na Inglaterra, investigaram as curiosas razões que fazem com que uma fatia de pão com manteiga quase sempre caia com a manteiga virada para o chão.

LEIA MAIS

  • Getty Images/iStockphoto

    Químicos ingleses criam fórmula do queijo quente perfeito

  • Thinkstock/Getty Images

    Postar comida no Instagram deixa refeição mais saborosa

Para descobrir o que causa esse tipo de acidente, o grupo fez testes com cem fatias de torrada com manteiga, que foram derrubadas de uma mesa com 76 centímetros de altura, distância similar à encontrada nos lares de todo o mundo.

Assim, os pesquisadores descobriram que em 81% das simulações, o pão caiu com a manteiga virada para baixo. Comprovada a teoria, foram buscar as razões.

A falta de sorte estaria em uma combinação de fatores. É que ao passar manteiga sobre um dos lados da torrada, a pessoa acaba alterando a textura da superfície do pão, que passa a ter menos atrito com o ar, e muda a rotação que a comida realiza ao cair da mesa.

Aliado a isso está o fato de que para a fatia poder girar 360 graus - e, assim, cair com a parte da manteiga virada para cima -, a mesa teria de ser bem mais alta que o habitual, chegando a ter 2,4 metros de distância em relação ao chão.

O estudo foi conduzido em uma ação pensada para divulgar o seriado de TV Big Bang Theory, produção norte-americana que tem dois físicos entre seus personagens principais. No Brasil, o seriado é exibido pelos canais SBT e Warner Channel.

"A questão do pão cair com a manteiga para baixo é o tipo de dilema que deixaria os protagonistas da série sem sono", diz o pesquisador Chris Smith, professor da Universidade britânica.

"Nossa pesquisa mostra que a Lei de Murphy existe quando falamos de torradas derrubadas no chão."

 

Hambúrguer é feito em laboratório
Veja Álbum de fotos

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos