Clique Ciência: Cachorro consegue reconhecer o dono?

Divulgação/UOL
Clique Ciência: Cães reconhecem seus donos? Imagem: Divulgação/UOL

Do UOL, em São Paulo

2013-12-31T06:00:00

31/12/2013 06h00

Quem tem cachorro já sabia que o animal é capaz de reconhecer suas feições no contato pessoal. Mas uma nova pesquisa, conduzida pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, e publicada na edição de dezembro do periódico veterinário Animal Cognition, aponta que cães são capazes de identificar rostos familiares até mesmo observando fotografias.

Para chegar à descoberta, pesquisadores usaram tecnologia que monitora movimentos dos olhos, aplicando-a a 31 cachorros de raça não divulgada (destes, 23 eram animais domésticos, e os oito restantes, animais de canil).

No experimento, os cães assistiam à exibição de fotografias de rostos humanos e de outros cachorros enquanto tinham seus olhares mapeados pelos cientistas.

Das imagens exibidas, apenas algumas se referiam a rostos conhecidos por cada um dos cães participantes (tratando-se de seus donos ou outras pessoas de seu convívio diário). Na maioria, eram imagens de pessoas aleatórias e desconhecidas dos animais.

Assim, o experimento indicou que os cães reagiam de forma diferente quando expostos a imagens de rostos que conheciam, parando o olhar sobre elas por mais tempo e indicando o reconhecimento por meio da fotografia.

"Os resultados provaram que cães são mesmo capazes de reconhecerem rostos em imagens", disse ao jornal britânico The Independent o cientista e professor de veterinária Outi Vainio, líder do estudo.

Já as imagens de outros cães chamaram ainda mais a atenção dos animais participantes: no experimento, fotos de outros cachorros fizeram com que os cães ficassem por mais tempo observando as fotos do que haviam feito quando as imagens eram de seus donos.

Mais Ciência e Saúde