Topo

Robô com "amnésia" faz registro do topo de colina de Marte

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 11h23

O robô Opportunity, da Nasa (agência espacial americana), enviou imagens do topo de uma colina de Marte, enquanto engenheiros continuam a corrigir um problema na sua memória. Segundo a agência, o veículo atingiu o monte Cape Tribulation.

A previsão é de que o robô ainda fique vários dias tirando fotos no local para que os engenheiros sejam capazes de colorir as imagens. De acordo com o gerente de projeto da Nasa, John Callas, o Opportunity tentará encontrar rochas interessantes para estudar.

O veículo de seis rodas -- que não deve ser confundido com o Curiosity da missão lançada em 2011 -- tem reiniciado constantemente e de forma inesperada o seu sistema operacional. Os cientistas acreditam que o longo tempo de uso acabou afetando a memória eletrônica.

A falha, segundo a agência espacial americana, ocorre na memória não-volátil do robô, que perde todas as informações quando ele é desligado.

O plano dos cientistas para resolver o problema é "hackear" o software do Opportunity para consertar a falha, ao fazer com que ele ignore a parte com defeito de sua memória.

Mesmo que o robô pare de funcionar, ele terá excedido seu objetivo inicial de passar apenas três meses em Marte. Dez anos depois de seu pouso, o Opportunity já percorreu 41,8 km da superfície do planeta, enviando dados vitais para a compreensão da sua composição biológica. (Com AP)