Topo

Porcos são mais inteligentes que cachorros, dizem cientistas

Rakijung/iStock
Porcos têm inteligência subestimada, diz estudo Imagem: Rakijung/iStock

Do UOL, em São Paulo

2015-06-11T19:45:16

11/06/2015 19h45

Os porcos são com frequência mais espertos que os cachorros e têm um nível de inteligência similar ao dos nossos parentes mais próximos, os chimpanzés. As conclusões são de um estudo divulgado na publicação científica International Journal of Comparative Psychology. Os cientistas reuniram dados de diversos estudos comportamentais feitos com os animais. 

Entre as principais evidências da inteligência dos porcos encontradas estão a excelente memória a longo prazo, o poder de compreender a linguagem simbólica simples e a capacidede de aprender combinações complexas de símbolos para ações e objetos. Além disso, os porcos são ótimos em cooperação e demonstram empatia.

"Nós temos mostrado que os porcos compartilham um número maior de capacidades cognitivas de outras espécies muito inteligentes como cachorros, chimpanzés, elefantes, golfinhos e até mesmo humanos. Eles quase não são considerados como bichos de estimação, mas são muito inteligentes", disse o neuroscientista Lori Marino da Universidade Emory, dos Estados Unidos, em entrevista ao site Discovery News. O estudo foi feito em parceria com a organização Nonhuman Rights Project, que luta por direitos legais de outras espécies.

Em seu trabalho, os pesquisadores criticam a forma como os animais são tratados nas fazendas industriais e usam o exemplo das fêmeas. "As porcas passam a maior parte de suas vidas em 'celas de gestação', que não permitem que os animais sequer se mexam. Após darem a luz, logo engravidam novamente e o ciclo reinicia até serem abatidas.

Marino e seus colegas também estudaram galinhas, encontrando evidências de complexidade cognitiva, emocional e social nesses animais. O próximo passo dos pesquisadores é estudar outros bichos criados em fazendas, como vacas e cabras.