Topo

Os sonhos são reflexo das imagens que vemos durante o dia?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Moura

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/08/2015 15h34

A pergunta se nossos sonhos são ou não um reflexo do que vemos durante o dia é feita há tempos por cientistas. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, investigaram o assunto e concluíram que a atividade cerebral quando estamos sonhando é extremamente similar a relatos visuais de quando estamos acordados. Os pesquisadores analisaram a atividade cerebral de 19 pessoas durante o sono REM (Rapid Eye Moviment, ou Movimentos Oculares Rápidos).  O estudo foi divulgado nesta terça-feira (11) na publicação científica Nature Neuroscience.

O estudo foi liderado pelo pesquisador Yuval Nirm, que descobriu junto à sua equipe, que os neurônios individuais no lobo temporal medial – uma área do cérebro importante para formação de memória de longo prazo – responderam de forma similar nos pacientes durante o sono REM, enquanto estavam acordados e quando eram submetidos a algum estímulo visual. Isso sugere que os períodos de sono REM funcionam como os períodos de processamento visual e podem realmente refletir imagens visuais durante os sonhos.

Isso pode explicar também por que as pessoas que acordam após o sono REM frequentemente reportam imagens vívidas de sonhos. Durante o sono REM, nossos olhos se movem de forma muito parecida ao modo como os movemos quando estamos acordados e observando uma cena.

Outra pesquisa recente sobre sonhos, feita pelo neurologista Mark Mahowald, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, verificou que, quando uma pessoa não dorme o suficiente, ela sonha mais e, principalmente, sonhos vívidos. É o chamado "rebote do sono REM". A atividade cerebral se torna mais intensa e os sonhos, portanto, mais numerosos.