Topo

Misterioso pedaço de lixo espacial se dirige à Terra nesta sexta-feira

Do UOL, em São Paulo

13/11/2015 08h31

Batizado de WT1190F, o lixo espacial de um foguete lunar deve entrar na atmosfera nesta sexta-feira (13) e desintegrar-se sobre as águas territoriais do Sri Lanka, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

"Este evento apresenta um risco extremamente baixo para as pessoas, mas poderia ajudar os cientistas a entender melhor como objetos --naturais ou antrópicas-- reagem com a atmosfera da Terra", explicou a ESA.

O objeto, que mede "no máximo alguns metros de diâmetro", vai ficar muito quente ao entrar em contato com moléculas da atmosfera e depois desintegrar-se.

Grande parte do WT1190F vai queimar. O resto deve cair no oceano a cerca de 65 km da costa sul do Sri Lanka.

A sua massa não é suficiente para constituir um risco para a área, mas o show pode ser espetacular, porque por alguns segundos o objeto vai se tornar muito brilhante no céu

ESA

Descoberto em 2013, o WT1190F foi inicialmente confundido com um asteroide antes que os astrônomos percebessem recentemente que era lixo espacial.

Com a proliferação de dispositivos enviados ao espaço, a queda de lixo espacial se tornou muito comum. Mas o WT1190F é especial.

"Ele chega de muito longe e sua órbita é 'caótica'. Nós acreditamos que se trata de um terceiro estágio de foguete espacial lunar, mas não sabemos de qual país", afirmou Jérémie Vaubaillon, astrônomo do Observatório de Paris. "Sua órbita é matematicamente impossível de prever". Por isso, a "surpresa" dos astrônomos.

O Observatório de Paris está enviando duas pessoas para o Sri Lanka para fazer imagens de sua entrada na atmosfera.

Já os especialistas da ESA acompanharão o evento de um avião, o que irá garantir a sua visibilidade independentemente do clima, de acordo com Vaubaillon.

Um barco da Marinha do Sri Lanka será despachado para tentar recuperar os destroços.

A ESA espera que a observação do evento permitirá "melhorar os modelos e ferramentas que predizem retornos na atmosfera" de detritos espaciais ou asteroides. (Com agências internacionais)