Foguete da SpaceX falha em teste de pouso no Pacífico

Do UOL, em São Paulo

A empresa espacial americana SpaceX lançou no domingo (17) o foguete Falcon 9, cuja missão era colocar em órbita o satélite Jason 3 e retornar, pousando em uma plataforma flutuante no oceano Pacífico. O foguete pousou com muita força e acabou quebrando uma das pernas de suporte. A empresa publicou um vídeo em que é possível ver como foi o pouso frustrado.

A SpaceX testou pela primeira vez a capacidade da Falcon 9 de repousar suas pernas de aterrissagem em uma barcaça há um ano. Em uma das tentativas, o foguete de 14 andares de altura ficou sem fluido hidráulico pouco antes de atingir o barco e rompeu-se em pedaços. Outro teste programado para fevereiro de 2015 foi cancelado por causa do mar agitado. Em uma terceira tentativa, em abril passado, o foguete aterrissou com muita força e não aguentou o impacto.

Em 22 de dezembro de 2015, a empresa celebrou seu primeiro pouso bem-sucedido como parte da missão da SpaceX para criar foguetes reutilizáveis, que possam ser lançados ao espaço e tenham peças reaproveitadas, reduzindo os custos de voos e tornando-os mais sustentáveis financeiramente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos