Macacos movem cadeira com a "força do pensamento", em pesquisa de Nicolelis

Do UOL, Em São Paulo

Você já imaginou conseguir se locomover com a força do pensamento? Infelizmente isso ainda não é possível, mas uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pode ter chegado mais perto de tornar esse sonho realidade.

Divulgação
Macaco conseguiu mover cadeira robótica por "telepatia"
Cientistas conseguiram fazer com que macacos controlassem uma cadeira robótica usando apenas o "pensamento".

O estudo é do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis e foi publicado na revista científica Scientific Reports, da Nature.

Ele instalou uma interface cérebro-máquina (ICM) sem fio em dois macacos-mulatta para conseguir o feito, que é mais um passo do que seria o esqueleto robótico prometido pelo cientista para pessoas paraplégicas e tetraplégicas poderem se locomover novamente só usando a mente.

Essas interfaces são sistemas computacionais que permitem que animais (e os seres humanos) usem a atividade elétrica do cérebro para controlar movimentos de máquinas, como cadeiras ou braços robóticos.

Com os aparelhos instalados no córtex, os animais foram colocados em cadeiras de rodas robóticas e ficaram deslizando pela sala enquanto Nicolelis e seus colegas analisavam os movimentos.

Depois de passearem sem um rumo específico, os pesquisadores colocaram os macacos em três posições de partida diferentes e deixaram um pote com uvas para atrair os bichos ao destino final. A ideia era analisar se a cadeira estava mesmo obedecendo os neurônios dos macacos e traçando um caminho específico até onde desejavam.

Com a dupla chegando até as uvas, os autores confirmaram que a IMC foi capaz de traduzir a atividade do cérebro dos animais em movimentos direcionais para a cadeira de rodas.

Eles também concluíram que, ao longo do tempo, os macacos melhoraram a capacidade de comandar a cadeira de rodas, o que pode ter sido mediado por alterações na estrutura do cérebro, em reposta ao treino.

Divulgação