Esse mamífero tem cheiro de pipoca com manteiga; saiba o porquê

Do UOL, em São Paulo

• Carolina Tiger Rescue/Facebook

Quem gosta de animais e de pipoca vai se apaixonar por esse animal: o binturongue. Isso porque esse mamífero peludo do sudeste da Ásia solta na urina um cheiro de pipoca com manteiga para demarcar território. Um estudo publicado na revista The Science of Nature descobriu que a composição química entre os dois odores realmente é a mesma.

Os pesquisadores da Universidade de Duke analisaram a urina de 33 binturongues do santuário Carolina Tiger Rescue, na Carolina do Norte (EUA). Eles descobriram a presença do composto químico 2-AP (2-acetil-1-pirrolina), o mesmo usado para aromatizar a pipoca. Os machos da espécie secretam mais essa substância, mas ela também foi encontrada na urina das fêmeas.

Na pipoca, o 2-AP é liberado no momento em que ouvimos os estouros, quando o calor inicia uma reação entre os açúcares e os aminoácidos dos grãos de milho. A dúvida era como os binturongues conseguiam liberar uma substância que precisava de tanto calor para ser produzida.

Segundo os cientistas, o odor aconteceria por conta do contato da urina do animal com bactérias e micro-organismos que estão em seu intestino e na sua pele. Esses micróbios fazem com que o cheiro da urina do bicho seja prolongado.

binturongue está em extinção, mas ainda pode ser encontrado em países como Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia. Sua dieta é composta basicamente de frutos, brotos e folhas.