Clique Ciência: Qual é o animal com o maior pênis do mundo?

Cintia Baio

Colaboração para o UOL

O Livro Mundial dos Recordes considera a baleia-azul como o animal com o maior pênis do mundo em termos absolutos, já que o órgão sexual do mamífero pode chegar a 2,7 metros de comprimento e 22 centímetros de diâmetro, com um peso que varia entre 170 e 400 quilos.

Em uma única ejaculação, a baleia-azul é capaz de liberar entre 30 e 40 litros de esperma. Mas, ao contrário da maioria dos animais, o pênis da baleia-azul não fica exposto --ele aparece somente durante o acasalamento e sai de uma fenda genital. 

BBC/UWNEWS

Parece enorme? Tudo depende do ponto de vista.

A baleia-azul é o maior animal da Terra: mede mais de 30 metros (equivalente a um prédio de 10 andares) e pesa 150 toneladas. Mas o tamanho do pênis corresponde a menos de 10% do tamanho do seu corpo.

Só uma curiosidade: ela detém outros recordes, como o animal que mais come e o que mais faz cocô, por exemplo. 

Agora, se fizermos uma comparação entre o tamanho do animal e o tamanho de seu pênis, outros animais podem entrar na lista: 

Divulgação
O pênis da lesma-banana tem o tamanho do corpo

Lesma-banana

A pequena lesma mede entre 15 cm e 25 cm e o órgão chega ter o mesmo tamanho que seu corpo. A fama é tanta que o tamanho é lembrado até em seu "sobrenome científico".

Os cientistas chamam a lesma-banana de Ariolimax dolichophallus. "Dolichophallus" significa algo como "órgão genital longo".

Como outras lesmas e caracóis, a lesma-banana é hermafrodita, ou seja, atua como macho e fêmea na hora do acasalamento (que pode durar horas). 

Paul A. Selvaggio
O pênis do elefante africano pesa mais de 27 quilos

Elefante africano

Entre os animais terrestres, o elefante africano é o que possui o título de maior pênis, com cerca de 100 cm de comprimento e 20 cm de largura.

O órgão pesa mais de 27 quilos e, durante a ejaculação, o elefante consegue expelir de 25 ml a 150 ml de esperma, até cinco vezes por dia. 

Alexander Arkhipkin
O pênis desta lula chega a 60 cm

Lula com superpênis

Em 2010, cientistas britânicos descobriram que o pênis ereto de lulas macho que vivem no fundo do mar tem quase o mesmo tamanho do corpo do animal, com mais de 60 centímetros.

Com o órgão, a lula macho chega até o corpo da fêmea e injeta os espermatozoides diretamente, para evitar que ele seja levado pela água. 

Divulgação
O pênis deste marreco tem formato espiral

Marreco pé-na-bunda

Entre os pássaros, o troféu vai para o Oxyura vittata, uma espécie de pato que vive nos lagos da Argentina e é conhecido popularmente como marreco pé-na-bunda.

Enquanto a maioria das aves não possui o órgão reprodutor, o pênis do pato argentino pode chegar a 42,5 centímetros —o mesmo tamanho da ave.

Ele tem um formato parecido com um saca-rolhas espiral e possui uma textura espinhosa semelhante a uma escova.

O ato do acasalamento é pouco conhecido pelos cientistas, mas acredita-se que a "escova" na ponta do pênis serviria para remover o esperma dos companheiros anteriores dentro do oviduto.

Fontes: O Livro dos Recordes, The Whales Facts, Biology, Medicine, and Surgery of Elephants

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos