Por que Plutão tem um coração de gelo? Cientistas explicam

Do UOL, em São Paulo

  • NASA

    Coração de Plutão, no canto inferior direito, fez o ex-planeta ser mais amado

    Coração de Plutão, no canto inferior direito, fez o ex-planeta ser mais amado

O amado "coração" de Plutão é formado por gelo e, até hoje, ninguém sabia o que explicava sua formação. Um estudo publicado na revista Nature nesta segunda (19) apontou como foi formada essa geleira na área do planeta-anão que tem o formato de um coração.

De acordo com os cientistas franceses Tanguy Bertrand e François Forget, a presença da geleira é resultado de uma combinação entre características da superfície local e de processos atmosféricos.

A gigante geleira é formada por nitrogênio congelado misturado a monóxido de carbono e metano, ela cobre uma área de quatro quilômetros de profundidade e mil quilômetros de largura na Planície Sputnik de Plutão.

Nasa publica 'melhores fotos em close-up' de Plutão

  •  

Para entender as origens desta geleira, os dois cientistas fizeram simulações numéricas da evolução dos componentes químicos dos depósitos de gelo do planeta-anão durante 50 mil anos terrestres. Eles descobriram que o terreno afetou a formação da geleira, intensificando o resfriamento do gelo.

Os ciclos climáticos também mostraram geadas sazonais que correspondem aos dados colhidos pela missão da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) New Horizons e por observações de um brilho polar vistas desde 1985.

Reprodução
Coração de Plutão foi alvo de memes na época de sua descoberta

A simulação dos cientistas ainda apontou que estas geadas sazonais devem desaparecer na próxima década. Os autores do estudo afirmam que futuras observações podem dar novas oportunidades para testar seus modelos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos