Olhe para o céu! Primeira superlua de sequência de três ocorre nesta noite

Do UOL, em São Paulo

  • Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Superlua de outubro de 2015 é vista sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

    Superlua de outubro de 2015 é vista sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

O céu da noite deste domingo (16) vai ser especial. Se você olhar para cima e não houver nuvens, será possível observar a primeira superlua de uma sequência de três que ocorrerão neste fim de ano.

O fenômeno da superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o período de maior proximidade da Lua com a Terra, o chamado "perigeu". Por isso ela aparecerá maior do que estamos acostumados.

Na superlua desta noite, o satélite natural estará às 2h25 (de Brasília) a 364.687 km da Terra no momento que coincidirá a Lua Cheia e o perigeu, segundo o astrônomo Gustavo Rojas, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). E esta só será a primeira de três seguidas.

"Nos três próximos meses a Lua Cheia vai cair em um intervalo de 24 horas do perigeu. Quando isso acontece, é uma superlua. Em outubro, novembro e dezembro, as três vão ser classificadas como superluas", diz Rojas.

Nasa divulga vídeo que mostra o lado oculto da Lua

Para se ter uma ideia, a distância média da Lua para a Terra é de 384.402 km. Este número leva em consideração a distância entre o centro do satélite e o centro da Terra.

A superlua é considerada um fenômeno comum – tanto é que teremos três seguidas neste fim de ano. Mesmo assim, ela atrai cada vez mais atenção e causa encanto. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos