Chuva de meteoros Leônidas terá pico nesta noite; saiba como ver

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Imagem de astrônomo norte-americana mostras a chuva Leônidas em 2001

    Imagem de astrônomo norte-americana mostras a chuva Leônidas em 2001

Os brasileiros poderão ver uma nova chuva de meteoros na madrugada desta quinta (17) para sexta (18). Os céus do país serão cortados desta vez pela chuva conhecida como Leônidas (ou Leonídeos). Este será o segundo evento do tipo neste mês.

De acordo com Irapuan Rodrigues, físico e astrônomo da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), são esperados até 40 meteoros por hora. Para Rodrigues, essa é uma das melhores chuvas de meteoros do ano.

"É uma chuva bem interessante. O pico dela, que acontece nesta madrugada, pode ter até 40 meteoros por hora. É uma das melhores chuvas do ano", afirma o astrônomo.

A chuva de meteoros tem esse nome porque eles parecem vir da direção da constelação de Leão. Os detritos, contudo, são referentes ao rastro do cometa Tempel-Tuttle - a Terra passa por essa região todos os anos em novembro.

Como observar?

Irapuan Rodrigues diz que o ideal é olhar para o céu a partir da 00h. O astrônomo ainda explica que a constelação de Leão, de onde os meteoros parecem vir, fica bem alta no céu, distante do horizonte.

Esta posição facilita a observação dos meteoros pelos brasileiros, diferentemente dos últimos fenômenos - Perseidas, Orionídeos e Taurídeos. Como faltam pontos de referência concretos, Rodrigues sugere a utilização de aplicativos de celular que mapeiam o céu para achar a localização exata da constelação - ela, contudo, transita de leste a oeste no céu.

Os meteoros podem ser melhor visualizados por observadores que estiverem em locais com pouca iluminação e poluição. Ou seja: pode ser difícil ver o fenômeno em grandes cidades.

A Leônidas terá o pico nesta madrugada, mas se estenderá com meteoros cortando o céu pelas próximas noites. Os brasileiros ainda poderão ver em dezembro a chuva de meteoros Gemídeos, considerada também muito boa para nosso hemisfério. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos