Clique Ciência: por que acordamos com o rosto inchado?

Cintia Baio

Colaboração para o UOL

  • Getty Images/iStockphoto

Os líquidos que circulam fora das células do nosso organismo —conhecidos como líquidos extracelulares— são os principais responsáveis por deixar nosso rosto (e também outras partes do corpo) inchado ao acordar pela manhã ou após um longo cochilo.

Assim como os líquidos intracelulares, os que percorrem a parte externa das células estão em constante movimentação por todo o corpo, carregando nutrientes necessários para a manutenção das atividades celulares. Esses líquidos representam 20% do peso total do corpo de um indivíduo adulto, em média.

Quando nos deitamos para dormir (na posição horizontal), a distribuição desse líquido acontece de uma maneira mais uniforme por todo o corpo, inclusive na cabeça e, consequentemente, nas pálpebras.

Durante o dia, como ficamos em pé ou na posição vertical durante muito tempo, o líquido vai "descendo" para as partes mais baixas do corpo. Isso por causa do efeito da gravidade, que tende a empurrar tudo em direção ao chão.

Além disso, durante a noite, a tarefa de remover o excesso de líquido do nosso corpo (como se fosse uma espécie de drenagem linfática natural) é reduzida. Por isso, acumulamos linfa (um soro composto por nutrientes) com mais facilidade nos pés, mãos, rosto e, principalmente, nas pálpebras. O resultado de tudo isso é o inchaço matinal.

Daniel Jedzura/GettyImages

De bruços, não!

Certas posições, como dormir de bruços, também contribuem para o inchaço, uma vez que a pressão do rosto em cima do travesseiro acaba dificultando ainda mais a circulação dos líquidos.

O mesmo acontece se você permanecer por um longo período dormindo apenas com um lado do rosto no travesseiro. O resultado, provavelmente, será metade da face inchada e a outra nem tanto.

Ingerir álcool em excesso ou alimentos muito salgados também podem contribuir para aumentar o inchaço. Quem sofre de problemas circulatórios ou renais, que dificultam a eliminação de líquidos pelo xixi, tendem a acordar mais inchadas também.

E tem como evitar?

Não há muito o que se fazer para fugir da cara amassada e redonda, mas tentar dormir de barriga para cima pode ajudar. Beber bastante água durante o dia e maneirar o consumo de álcool são outras dicas.

Se o inchaço é excessivo e muito frequente, o ideal é buscar ajuda médica para checar se não existe nenhum problema de saúde.

O que fazer para disfarçar?

• Lave o rosto com água gelada, massageando o rosto com movimentos circulares. Com os dedos, faça movimentos de baixo para cima e de dentro para fora ao redor dos olhos. Isso ajuda a ativar a circulação.

• Aposte em compressas de chá de camomila ou chá verde gelados na região dos olhos. 

Especialista consultado: Cláudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos