Mapa interativo mostra onde vivem os mais de 7 bilhões de pessoas do mundo

Do UOL, em São Paulo

  • Urban footprint/ESA

Onde estão todos os humanos do planeta? Em quais áreas se concentram? A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) tem um mapa cartográfico da superfície da Terra que mostra não apenas os centros urbanos, mas também pequenas aldeias localizadas em áreas rurais.

O mapa Global Urban Footprint (Pegada Urbana Global) é baseado em satélites, e mostra, em preto de branco, uma fotografia do planeta feita em 2012, chegando até a identificar propriedades que ficam isoladas. 

Segundo a agência, estes dados de satélite são "quase cem vezes mais detalhados que os dados feitos pelo Landsat", da Nasa (Agência Espacial Americana) utilizados frequentemente para cartografar extensões urbanas.

O mapa usa mais de 180 mil imagens de alta resolução feitas pelos satélites alemães TerraSAR-X e TanDEM-X. Os dados do radar foram combinados com entradas adicionais, como modelos digitais de terreno. Ao todo, foram processados mais de 320 terabytes de dados.

Ter acesso a esse tipo de dado pode ser crucial para entender a distribuição populacional ou vetores de doenças, por exemplo, ou avaliar as pressões sobre a biodiversidade

Os dados estão disponíveis online na Plataforma de Exploração Temática Urbana (U-TEP) da ESA e o acesso é gratuito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos